Apenas 5-10% das neoplasias são de origem genética. Os outros 90-95% estão relacionados a fatores ambientais como: estresse, obesidade, sedentarismo, toxinas, inflamações… e 40% está relacionado com a ALIMENTAÇÃO!!!
A principal causa de morte em cães com doenças crônicas são as neoplasias. Ao comparar a incidência de tumores com cães, gatos e humanos, os cães ganham de goleada na incidência da maioria dos tipos de tumores.
A nutrição desempenha papel fundamental no tratamento e prevenção do câncer.
A NUTRIGENÔMICA é a ciência que estuda o poder dos nutrientes de transcrever genes. Eles podem ligar ou desligar genes tumorais.
🧬 Como exemplo, o fator de transcrição VDR transcreve 10% do GENOMA canino CONTRA O CÂNCER. Ele é estimulado por níveis ideais do hormônio D.
A dieta para o paciente oncológico deve conter níveis reduzidos de carboidratos, moderados de proteína e elevados de gordura .
O excesso de carboidrato aumenta a síntese de lactato sendo o principal nutriente envolvido na proliferação celular, além disso as células cancerígenas utilizam glicose e glutamina como fonte de energia.
Proteínas ativam Mtor fator de transcrição envolvido da proliferação celular.
Gorduras geram ambiente oxidativo, aumentando apoptose das células cancerígenas.
Elevada quantidade de EPA, DHA e GLA para diminuir a inflamação e estresse oxidativo.
Se você quer que seu pet tenha saúde e longevidade é essencial cuidar do estilo de vida dele: uma alimentação saudável e balanceada faz toda a diferença!
Comentários